quinta-feira, agosto 16, 2007

O Bom e velho Rui Barbosa


Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, bacharelando-se em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início de sua carreira na Bahia, engajou-se na campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Foi político de grande relevo na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. De sua vida sobram bons exemplos, de sua vida e biografia nos vem um triste lamento pensando no país maravilhoso que poderíamos ter feito e não fizemos.

É triste imaginar que esse homem público seja também chamado de político, quando a expressão hoje serve apenas para qualificar uma horda de canalhas e ladrões que existem exclusivamente para roubar o Estado e defender seus próprios interesses. Dele, é sempre atual lembrar:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". ( Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)