terça-feira, abril 01, 2008

O Valor da educação III

Mais uma boa de educação:
Eu sou professor hoje (comemoro dia 20 de maio) há 26 anos e muitas vezes passei por situações parecidas com as duas que narro agora.
1) Um aluno me pergunta:
- Professor, o senhor trabalha em alguma coisa ou só dá aula mesmo?
2) Um aluno me diz:
- Professor, eu ouvi as opiniõies que o senhor me deu sobre fazer o curso de História na universidade, mas conversei com meu pai e acho que ele tem razão. Então obrigado, mas vou fazer Direito mesmo.
- O que o seu pai disse? perguntei interessado.
-Me perguntou se eu iria estudar História para quê? Para ser professor e morrer de fome?
Notem que ele disse para mim, esquecendo que sou professor. Então emendei:
- Eu sou professor e não morro de fome.
- É, mas é o senhor!
- E por que não pode ser você também? Perguntei convicto. Se eu tivesse ouvido o mesmo conselho de meu pai, nós dois não estaríamos conversando agora, não é mesmo?

1 Comments:

At 11:39 PM, Blogger Wilson Olsen Jr. said...

Professor = Educador?
Uma duvida que me ocorreu. Sou seu leitor há tempos, aliás parabéns pelo tempo de carreira bem sucedida!
Se me permite, (ou não) farei algumas indagações.
"Nailor" está virando (ou virou) uma entidade, assim como o "filósofo Mainardi" citado anteriormente. Mas e ai? Essa entidade é pra ensinar, educar, lucrar ou "tudo ao mesmo tempo agora" a lá Titãs!
Professor pop, inteligente, irreverente, e bla bla bla e bla bla bla. Qualidades indiscutéveis, mas o Sr. realmente acredita em dias melhores?
Acredita que pode mudar, acrescentar, modificar algo de modo significativo?
Seus alunos, os "estudantes militantes", gerações apáticas?
A nostalgia com que se lembra dos "tempos da ditadura", passando a idéia de que ser estudante era realmente algo positivo, de que lutar por um ideal era (é) algo valoroso ainda existe?
Creio que os estudantes clamam por novos ideáis, nem tão novos, mas ideais nítidos e acessíveis. Na ditadura o inimigo era claro e declarado, hj é oculto, milindroso, sorrateiro. Tem que ter olhar aguçado para identificar contra quem, por quem, e para que lutar.
Professor também pode ser educador, e mostrar onde encontra-se o inimigo publico! Na ausencia de valores, de escrupulos, na anestesia geral que nos submeteram. Na impossibilidade de discernimento de publico e privado. O que será que colocaram na nossa bebida? Será que Dudas Mendonças criaram medonha apatia?

Qual é a saída?

"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato, do remédio depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado,
o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto
e lacaio das empresas nacionais e multinacionais." - Bertold Brecht

Nailor, que vc ensine, eduque e fique muito, mas muito rico com isso! Sucesso e estima de muitos e longos anos de profissão!

Wilson Olsen Junior - Dourados/MS

 

Postar um comentário

<< Home