PISA 2006 - O Brasil é Barrichello da educação
O Pisa é um programa internacional de avaliação comparada. A finalidade do exame é produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, avaliando o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
As avaliações incluem cadernos de prova e questionários e acontecem a cada três anos, com ênfases distintas em três áreas: leitura, matemática e ciências. Em cada edição, o foco recai principalmente sobre uma das áreas. Em 2000, o foco era na leitura; em 2003, a área principal foi a matemática; em 2006, a avaliação tem ênfase em ciências.
Em 2006 foram 57 países avaliados, o Brasil ficou com a 54ª posição, por dem de classificação, assim ficaram os países:
01Taiwan, 02Finlândia, 03Hong Kong, 04Coréia do Sul, 05Holanda, 06Suíça, 07Canadá, 08Macao (China), 09Liechtenstein, 10Japão, 11Nova Zelândia, 12Bélgica, 13Austrália, 14Estônia, 15Dinamarca, 16República Tcheca, 17Islândia, 18Áustria, 19Eslovênia, 20Alemanha, 21Suécia, 22Irlanda, 23França, 24Reino Unido, 25Polônia, 26Eslováquia, 27Hungria, 28Luxemburgo, 29Noruega, 30Lituânia, 31Letônia, 32Espanha, 33Azerbaijão, 34Rússia, 35Estados Unidos, 36Croácia, 37Portugal, 38Itália, 39Grécia, 40Israel, 41Sérvia, 42Uruguai, 43Turquia, 44Tailândia, 45Romênia, 46Bulgária, 47Chile, 48México, 49Montenegro, 50Indonésia, 51Jordânia, 52Argentina, 53Colômbia, 54Brasil, 55Tunísia, 56Qatar e 57Quirguistão.
As avaliações incluem cadernos de prova e questionários e acontecem a cada três anos, com ênfases distintas em três áreas: leitura, matemática e ciências. Em cada edição, o foco recai principalmente sobre uma das áreas. Em 2000, o foco era na leitura; em 2003, a área principal foi a matemática; em 2006, a avaliação tem ênfase em ciências.
Em 2006 foram 57 países avaliados, o Brasil ficou com a 54ª posição, por dem de classificação, assim ficaram os países:
01Taiwan, 02Finlândia, 03Hong Kong, 04Coréia do Sul, 05Holanda, 06Suíça, 07Canadá, 08Macao (China), 09Liechtenstein, 10Japão, 11Nova Zelândia, 12Bélgica, 13Austrália, 14Estônia, 15Dinamarca, 16República Tcheca, 17Islândia, 18Áustria, 19Eslovênia, 20Alemanha, 21Suécia, 22Irlanda, 23França, 24Reino Unido, 25Polônia, 26Eslováquia, 27Hungria, 28Luxemburgo, 29Noruega, 30Lituânia, 31Letônia, 32Espanha, 33Azerbaijão, 34Rússia, 35Estados Unidos, 36Croácia, 37Portugal, 38Itália, 39Grécia, 40Israel, 41Sérvia, 42Uruguai, 43Turquia, 44Tailândia, 45Romênia, 46Bulgária, 47Chile, 48México, 49Montenegro, 50Indonésia, 51Jordânia, 52Argentina, 53Colômbia, 54Brasil, 55Tunísia, 56Qatar e 57Quirguistão.
Nosso ministro da educação disse que isso é só um número, não precisamos nos preocupar. Ele é ministro do Lulla.
2 Comments:
Eu tenho vergonha desse país onde a educação não está em primeiros planos, onde buscam desculpas para não por "a mão na massa" e começar a mudar a história da educação...
Na atual situação, acredito que cada um tem que fazer a sua parte. Vejo as pessoas reclamando, mas são as mesmas pessoas que não acompanham o desenvolvimento do filho na escola, não tem noção de que livros ele já leu ou deveria ler, se ele realmente sabe matemática ou apenas decorou a tabuada...
A educação no Brasil precisa melhorar, mas precisa melhorar também a consciência do cidadão brasileiro, que ainda não aprendeu a valorizá-la.
Postar um comentário
<< Home