domingo, junho 08, 2008

Normose

Ser normal pode ser uma perigosa doença.
Eu sempre tive grande admiração pela poeta gaúcha Martha Medeiros e quando recebi este artigo, que se lê abaixo, publicado no jornal Zero Hora, de 05/08/07, me senti renovado em admiração, por isso quero dividi-lo com meus dois ou três leitores.
Lendo uma entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, considerado o fundador da ioga no Brasil, ouvi uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal. Todo mundo quer se encaixar num padrão.
Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Quem não se "normaliza" acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.
A pergunta a ser feita é: quem espera o que de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?Eles não existem. Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados. Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.
A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar?Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias. Um pouco de auto-estima basta.
Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo. Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
Eu não sou filiada, seguidora, fiel, ou discípula de nenhuma religião ou crença, mas simpatizo cada vez mais com quem nos ajuda a remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

9 Comments:

At 10:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Quatro!
Eu sempre leio, mas nunca comento (comentava).

 
At 5:40 PM, Anonymous Anônimo said...

dizer que todos somos especiais é um outro modo de dizermos que todos somos iguais

 
At 8:04 PM, Blogger Alessandra said...

Agora,cinco(geralmente leio e não comento).

Pois é!triste, e o pior que normose afeta grande parte e me irrita ver isso todo dia,todo momento.

 
At 12:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Cinco!
Tambem sempre leio...
bem, em relação ao assunto, a sociedade hoje de modo geral aplica um "modo de ser perfeitu",ou um suposto "exemplo" que devemos seguir. Más, como a ignorancia é muita e a massa de forma geral é burra, não percebem que a "diferença faz a diferença", e que os que se destacam, que alcançam algo é os que fazem algo diferente ou "anormal", como cortar um dedo, contar umas mentirinhas e se candidatar a presidencia...

 
At 1:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Tô sempre acompanhando seu Blog.
É que nem sempre comento.

 
At 8:48 PM, Anonymous Anônimo said...

eu tbm leio!!
hehehe

 
At 3:24 PM, Anonymous Anônimo said...

já são uns dez leitores, mas nem sempre comentam. Mas infelizmente a doença da normose esta afetando muitas pessoas, tomare que isso mude.

 
At 3:02 PM, Anonymous Anônimo said...

entao sao mai de 10!!!
sempre estou acompanhando o blog!
é complicado ver que as pessoas querem ser todas iguais! todas magras e bem sucedidas
mas é mudado atraves de uma boa educaçao, que é a parte mais dificil

 
At 9:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro e (pouco) humilde professor Nailor, você sabe que tem mais de dois ou três leitores... Quanto a "normose", considero ser uma doença que não se cura totalmente. Ela é um parasita que se instala definitivamente em nós. É a tal da pressão social. Sendo assim, não considero o homem como "animal social". Mas condenado a ser social, o que muda muito. Resta-nos reconhecer o processo para tentar controlar a doença, mantendo-a em nível aceitáveis de existencia...(Tudo bem! Adorei o texto - segundo meu lado idealista...)

 

Postar um comentário

<< Home