segunda-feira, junho 25, 2007

Caos nos aeroportos e racismo

Eu! gritou desvairada a mulher. Sentar-me ao lado de um negro? Nem morta.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica do vôo 8100, da American Airlines, com destino a Miami, e viu que estava com o assento marcado ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- Qual o problema, senhora? pergunta uma comissária.
- Não está vendo? respondeu a senhora.
- Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outro assento.
- Por favor, acalme-se, disse a aeromoça. Infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda é possível fazer alguma troca.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e temos apenas um lugar na primeira classe. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua. Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica assentar-se na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

2 Comments:

At 10:00 AM, Blogger AMIGOS AD SARANDI said...

eu já li varias vezes essa ilustração e todas as vezes que a leio eu me emociono. O preconceito é algo tenebroso....

 
At 4:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa excelente.....acho um absurdo uma pessoa não querer se sentar ao lado da outro por causa da cor de pele....

 

Postar um comentário

<< Home