segunda-feira, junho 04, 2007

A ignorância é indigesta I

§ 1


Oswald de Andrade escreveu um poema sobre gente que fala aquilo que imagina ser e não aquilo que realmente é. No poema O gramático, dois negros discutem sobre o espantar de um cavalo perto deles:

os negros discutiam
que o cavalo sipantou
mas o que mais sabia
disse que era sipantarrou


Eu vivi isso na pele, como disse uma vez Bocage, às vezes a emenda ficar pior do que o soneto. No condomínio em que moro dois funcionários discutiam sobre problemas no estômago:
– Eu não güento mais de inzia, meu estami tá queimando demais.
– Larga de ser ingnorante, ô jacu, não é estami, é estâmbago.

§ 2

Minha irmã, Suzana, foi parada na rua por uma senhora que precisava de ajuda.
– Por favor, a senhora sabe me dizer onde fica a Rua da Biária?
– Rua da Biária?... Rua da Biária?... Perguntava-se minha irmã, querendo ajudar.
– É Rua da Biária?
– Fica aqui pelo centro? Eu moro aqui há bastante tempo e não conheço essa rua.
– Não rua, moça. Ruadabiária, onde a gente pega o ômbidus.

4 Comments:

At 10:43 PM, Blogger Unknown said...

Nossa, essa da sua irmã é demais, =D

 
At 3:04 PM, Blogger Unknown said...

Mais será que os mesmos povos com a ingnorancia indigesta nao se entendem?

 
At 11:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Ruadabiária... essa foi boa :)

 
At 4:04 AM, Anonymous Anônimo said...

Nossa, sou um leitor francês um pouco ignorante, e não entendia nada do poema de Oswald antes de ler isso. Então sipantou = espantou... Obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home