terça-feira, maio 15, 2007

Hood Robin

Neste final de semana estive em Buenos Aires, meio a trabalho meio a passeio, e é muito legal saber como uma cidade pode funcionar bem na América Latina. Quem quer ir a Europa sem sair da América do Sul, precisa ir para lá. Mas o que me traz aqui foi uma coisa que ouvi de um taxista e que me deixou triste e feliz ao mesmo tempo.
Eu adoro conversar com taxistas, não há ninguém melhor para nos colocar em contato com a política do lugar em que estamos durante uma viagem. Conversei com Júlio, eles dizem Rúlio, enquanto ia da Av de Mayo, onde ficava meu hotel (o Castelar onde morou o poeta Federico Garcia Lorca antes de partir da guerra civil espanhola e morrer), para o Palermo Chico, enquanto isso colocávamos a nossa visão de política sulamericana em dia.
Foi então que ele me deu uma demonstração de muito conhecimento não só de seu país, como do nosso também. Falou da tristeza e da vergonha que era ter presidentes como o dele, Néstor Kirchner, e também do nosso e Evo Morales e Chávez, gente cada menos letrada e mais truculenta e estatizante. No meio do seu comentário ele me disse que lá na Argentina estes (des)presidentes são chamados de Hood Robin e riu muito. Logo me explicou quer era Robin Hood às avessas, isto é, tiram dos pobres e dão para os ricos, ainda que no palanque e na televisão digam o contrário.

1 Comments:

At 10:09 PM, Anonymous Anônimo said...

muito interessante esse comentario do taxista, a sabedoria popular prova mais uma vez que é sabia, sabia e burra ao mesmo tempo, sabia por perceber o quanto sao burros o bastante para eleger presidentes do tipo evo morales e lula.
isso me faz pensar professor, e nao pela primeira vez, o tamanho do valor que nos damos para permitir que um unico aloprado arruine com as esperanças de toda uma naçao...ou sera que os aloprados nao somos nos???

felicidadess

 

Postar um comentário

<< Home