sexta-feira, junho 20, 2008

Álcool e direção

Lula sanciona lei que proíbe beber antes de dirigir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que proíbe qualquer índice de ingestão de álcool por motoristas. Pela nova lei, serão multados os motoristas em estradas ou nas cidades que apresentarem qualquer índice de álcool no sangue e presos os condutores com concentração alcoólica acima de 0,6 g/l de sangue que se envolverem em crime de trânsito. A nova medida passa a valer amanhã, quando for publicada no Diário Oficial da União.
Com a sanção do presidente, o Código Brasileiro de Trânsito passa a classificar como infração gravíssima o ato de dirigir sob a influência de álcool em qualquer quantidade, punida com multa, suspensão do direito de dirigir por um ano, apreensão da carteira de motorista e retenção do veículo.
O condutor envolvido em acidentes de trânsito ou parado em blitz que se recusar a se submeter a testes de nível alcoólico estará sujeito a essas mesmas penalidades.
Para efeitos penais, será considerado crime comum, sem direito a fiança, a participação em "pegas" ou o atropelamento em calçadas, acostamentos e faixas de pedestre. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que será responsável pela fiscalização e aplicação de multas, apenas nos primeiros cinco meses do ano foram feitos 4.199 flagrantes de embriaguez em todo o País.
Em 2007, foram registrados 6.950 flagrantes de motoristas dirigindo embriagados nos 61 mil km cobertos pelos policiais.

Venda de bebidas
Com a nova lei, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais, estaduais e municipais localizadas em perímetro rural. O comerciante que desrespeitar a proibição está sujeito a multa de R$ 1,5 mil. Em caso de reincidência no período de um ano, ela é aplicada em dobro, e o estabelecimento poderá ser fechado por até um ano.

5 Comments:

At 6:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Acho injusto que todos tenham de pagar por uma parcela da população que não sabe beber.
Duvido que uma pessoa que vá a um churrasco fique sem beber, por exemplo. Ela vai voltar para casa como? Com esse 'maravilhoso' sistema de transporte público que nós temos?
Para mim, essa lei será tão eficaz quanto aquela que nos obriga a carregar kit de primeiros socorros no carro (como se todos soubessem mesmo usar aquilo em casos extremos).
Professor, estamos com saudades.
Abraços

 
At 5:55 PM, Blogger Leo Mecca said...

A lei é muito boa sim .... mas quero ver se a policia vai fazer seu papel honestamente

 
At 6:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Att isso Nailorrrr!
=]

 
At 9:32 PM, Blogger Douglas Pietro said...

Excelente palestra no Hotel Deville Professor Nailor.
Abraço!

 
At 7:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Acabei dando uma entrevista esses tempos sobre essa lei, e minha versão não modificou, a lei é viável porém muito radical para o país em que vivemos.
Acho que deveria seguir padrões de países desenvolvidos nos quais permitem um limite bom.

 

Postar um comentário

<< Home